Combatendo o preconceito racial no ambiente escolar
ALUNOS
Dirrane Luminalva Ferreira – RA: 1132445
Graziéli Venturine Ahnert _ RA: 1104324
Josy Denadary – RA: 1107312
Zélia Mação Coelho – RA: 1105441
São Gabriel da Palha- ES
2012
COMBATENDO O PRECONCEITO RACIAL NO AMBIENTE ESCOLAR
1 Introdução
No Brasil, a população é constituída de forma pluriétnica (negros, brancos, índios, orientais e outros), por isso, somos considerados um povo mestiço. Está integração inter- racial, por muito tempo, sustentou a idéia de uma suposta democracia racial e isso dificultou a percepção das práticas de racismo em nosso meio. O preconceito racial é um fato real, principalmente em relação aos negros. Os dados do IBGE comprovam esse ato de discriminação, pois, segundo suas pesquisas, os maiores índices de analfabetismo, repetência, pobreza, subordinação, estão entre a população negra do país.
Este projeto, cujo tema é “Combatendo o preconceito racial no ambiente escolar”, visa refletir sobre a situação problema do preconceito racial, que atinge também o ambiente escolar, procurando promover ações concretas com objetivo de reduzir e até acabar com o índice de discriminação no contexto escolar e social.
2 Justificativa
No nosso dia-dia percebemos muitas situações de discriminação racial entre as pessoas, devido à cor da pele, tipo de cabelo, etc.
Na escola, valores sociais e morais são reforçados e também é nela que muitos preconceitos são perpetuados de forma quase imperceptível, portanto, cabe a ela propiciar a reflexão crítica sobre a valorização da cultura negra, criando espaços para manifestações e afirmações positiva dos valores culturais negros pertencentes a nossa sociedade.
Sabendo que a atitude de preconceito racial, no ambiente escolar prejudica o desenvolvimento cognitivo, afetivo e também o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, elaboramos este projeto com o propósito de promover ações de intervenção contra