COMBATENDO O PRECONCEITO RACIAL NO AMBIENTE ESCOLAR
PROGRAMA INSTIITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
PROJETO DE INTERVENÇÃO
COMBATENDO O PRECONCEITO RACIAL NO AMBIENTE ESCOLAR
Projeto de intervenção realizado pelas bolsistas: Michelle Carneiro e Noelma Lima, sob a supervisão da professora Joana Angélica Gomes.
Conceição do Coité, Bahia
Setembro, 2014
SUMÁRIO
1- Introdução
2- Justificativa
3- Objetivos geral e específico
4- Fundamentação teórica
5- Metodologias e cronograma
6- Referências
INTRODUÇÃO
O Brasil é um país constituído a partir do trabalho e da exploração principalmente dos povos de origem afrodescendentes e que durante todo o processo de desenvolvimento, os mesmos foram submetidos a diversas formas de desigualdades sociais e preconceito racial. De acordo com os especialistas da história da educação esses povos supracitados também foram excluídos com o currículo elitizado, eurocêntrico e pensado para favorecer a classe dominante, garantindo a sua perpetuação no poder e no saber ideológico. A população brasileira é constituída de forma pluriétnica (negros, brancos, índios, orientais e outros), com isso, somos conceituados um povo mestiço. Está integração inter- racial, durante muito tempo, sustentou a ideia de uma suposta democracia racial, que camuflava de certa forma as práticas de racismo em nosso meio. Diante disso, o preconceito racial é um fato real, especialmente em relação aos negros. Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pois, segundo suas pesquisas, os maiores índices de analfabetismo, repetência, pobreza, subordinação, estão entre a comunidade negra do país.
JUSTIFICATIVA
No nosso cotidiano notamos diversas situações de discriminação racial entre as pessoas, devido à cor da pele, tipo de cabelo, os traços físicos em geral.
Na unidade escolar, valores sociais e morais são reforçados