PROJETO Desconstrução do preconceito no espaço escolar
1 INTRODUÇÃO Buscando a etimologia da palavra preconceito, obteremos o significado: juízo preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude discriminatória que se baseia em conhecimentos infundados, surgidos em determinado momento e que tentam revelar verdades sobre pessoas ou lugares específicos. Se normalmente, ele nada mais é do que o desconhecimento pejorativo de alguém ao que lhe é diferente, na realidade, o preconceito é uma das grandes dificuldades que o ser humano enfrenta para entender como respeitar e amar o próximo de forma objetiva e sensata. Apesar das diversas formas de apresentação, os preconceitos mais populares e que se estabelecem na escola, ainda são o racial, social e sexual. Tento como base a discriminação do preconceito no espaço escolar, este projeto tem como finalidade ressaltar com especial atenção uma das mais importantes tarefas do educador: promover a inclusão verdadeira das diferenças, combatendo qualquer forma de preconceito e discriminação, implantando medidas que permitam um mínimo de equidade no acesso aos diferentes níveis de ensino.
2 justificativa
Vivemos em uma sociedade preconceituosa, e para vencermos os preconceitos devemos conscientizar sobre uma nova forma de agir.
3 OBJETIVOS:
3.1 OBJETIVO GERAL
Reconhecer que o preconceito racial, social, sexual e as discriminações nunca deixaram de existir nas escolas, apenas se camuflaram de diversas formas.
3.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Analisar que todos nós somos iguais, não importa a cor, raça, religião, padrão social e sexo.
Indicar caminhos de forma consciente a sobressair-se de várias situações que venham a fazer parte em suas vidas.
Reagir ao preconceito no ambiente escolar, incentivando o educando a refletir sobre o preconceito e a discriminação.