Discriminação no Espaço Educativo
PLANO DE AÇÃO
Discriminação no Espaço Educativo
2012
Maria Rocha Pimentel
PLANO DE AÇÃO
Discriminação no Espaço Educativo
2012
SUMÁRIO
9
1 INTRODUÇÃO Este projeto tem a finalidade de orientar os professores na tarefa de combater o preconceito e a discriminação racial no âmbito escolar. Os alunos precisam compreender o quanto a convivência com as diferenças é uma experiência enriquecedora, e o professor tem papel fundamental, pois ele é o mediador na sala de aula.
Atos de violência verbal e física tem se tornado comum nas escolas, portanto é necessário que os professores estejam preparados para lidar com casos deste gênero, e cuidar para que eles não venham a se repetir.
O ambiente escolar é onde começamos a conviver com as diferenças, então é nele que devemos aprender a respeitar o próximo e compreender que todos somos iguais e diferentes ao mesmo tempo, e que são essas pequenas distinções que fazem do mundo um lugar realmente interessante.
Cabe ao professor conduzir os alunos neste caminho, definindo o tempo dedicado, pausas, o momento de começar, tudo de acordo com as necessidades da classe e dos alunos.
2 JUSTIFICATIVA
A formação escolar auxilia no desenvolvimento de competências sociais, sendo assim os educadores devem ajudar os alunos a não desenvolverem ideias preconcebidas, a conhecerem melhor uns aos outros.
Porém muitas vezes o que acontece, é que o próprio professor não sabe o que fazer para combatê-lo e, portanto não pode ajudar seus alunos a superá-lo, dai a