Macarrão de Comitiva
Nome do Acadêmico: Larissa Maria Dos Santos
E-mail: larissa.karate@hotmail.com.br
3 Contextualizar o tema - Explicar as principais linhas / pontos que será apresentado no texto – visão geral para o leitor - Razões para se ler o texto / história
Comida de pantaneiro, sul-mato-grossense o macarrão de comitiva é um prato típico da região, é um prato simples, porém completo com proteína e carboidrato e com o seu toque especial.
Hoje vamos contar a história deste maravilhoso prato que se tornou típico de Mato Grosso do Sul. O Macarrão de comitiva levou este nome por ele ter o seu preparo nas comitivas de peões boiadeiro. Nesta narrativa de uma história popular de comitiva será falado de seu preparo de sua origem de seus ingredientes que são simples porem juntos são uma combinação perfeita de sabor e aroma.
Está receita que iremos contar é um relato da professora e Chefe de Cozinha Vêra Chaves. É tão bom saber que o tempo passou e a culinária sul-mato-grossense não se passou junto ao tempo.
4 Porque a escolha dessa história – o que lhe chamou a atenção
O macarrão de comitiva foi o prato no qual escolhemos por que ele nos trás lembrança de como é o nosso estado dês dos seus primórdios, quando aventureiros e desbravadores vieram para a nossa região atrás do gado que avia nesta região.
O processo de transporte destes rebanhos era inicialmente feito a pé, ou seja, com o gado andando, e até hoje em dia este tipo de transporte é realizado em nossa região.
Como as comitivas faziam uma longa jornada eles precisavam de alimentos nos quais não estragavam fácil, pois não tinha uma forma adequada para armazenar alguns alimentos, eles usam alimentos como macarrão, carne de sol, laranja entre outros insumos que não são tão fáceis de estragar.
Foi dentro dessas comitivas que se criou o famoso Macarrão de Comitiva ou como muitos o chama macarrão pantaneiro.
5 Os ingredientes – onde encontrar – tanto na natureza como no mercado ou comercio
Os