Energia e Biomassa
De
ciências
escola estadual julio Müller
Tema: energia e biomassa
Nomes dos alunos: Amanda oliveira
Leandson
Rubens Eduardo
Barra do bugres, mato grosso
Data: 22/11/2013
Introdução
Nesse trabalho será apresentado um estudo sobre energia e biomassa, apresentaremos ainda os principais materiais orgânicos, as suas vantagens tanto na produção de energia limpa quanto na redução da poluição ao meio ambiente.
Desenvolvimento
Energia e Biomassa são compostas por: vegetais não lenhosas, vegetal lenhoso e resíduos orgânicos.
Vegetais não lenhosos são sacarídeos, celulósicos, amiláceos, aguáticos e oleaginosas.
Energia de Biomassa
Energia que é gerada por meio da decomposição de materiais orgânicos (esterco, restos de alimentos, resíduos agrícolas que produzem o gás metano, é utilizado para a geração de energia). Para fazê-la são utilizados materiais como biomassa arborícola, sobra de serragem, vegetais e frutas, bagaço de cana e alguns tipos de esgotos. Ela é transformada em energia por meio dos processos de combustão, gaseificação, fermentação ou na produção de substâncias líquidas.
A energia de biomassa é renovável, e garante o fornecimento de energia e também auxilia na diminuição do CO2 na atmosfera. Além disso, há uma utilização do lixo na produção, diminuindo a quantidade de dejetos nos aterros. A bioenergia pode ser convertida em três produtos: eletricidade, calor e combustíveis.
As técnicas utilizadas são:
Fontes de energia fogo-Combustão:
Libera o calor para a produção de eletricidade por meio da biomassa, que pode ser utilizada em usinas de carvão. Na indústria de madeira, é utilizada a combustão de restos de madeira para a produção de calor e eletricidade.
-Gaseificação:
Converte biomassa em combustível na forma gasosa tendo como principais produtos o hidrogênio e o monóxido de carbono, utilizados na geração de energia e indústria química.
-Fermentação: