Energia biomassa
26/11/2011
26/11/2011
Autores:
Carlos Augusto Ferne Guazzelli
João Carlos Adriano Batista
Roger Bonaparte
Professora Orientadora: Ângela Teixeira Neto
UFABC - Universidade Federal do ABC. Rua Santa Adélia, 166. Bairro Bangu. Santo André - SP - Brasil
Resumo
O presente trabalho transcreve um pouco o que vem sendo feito e discutido em relação à temática da biomassa e sua cogeração de energia para o sistema elétrico nacional.
Palavras chave: Biomassa
Energia de biomassa
Do ponto de vista da geração de energia, o termo biomassa abrange os derivados recentes de organismos vivos utilizados como combustível ou para a sua produção.
Na definição de biomassa para a geração de energia excluem-se os tradicionais combustíveis fósseis, embora estes também sejam derivados da vida vegetal (carvão mineral) ou animal (petróleo e gás natural), mas é resultado de várias transformações que requerem milhões de anos para acontecerem. A biomassa pode considerar-se um recurso natural renovável, enquanto que os combustíveis fósseis não se renovam em curto prazo.
Brasil e a energia renovável
O Brasil tem uma tradição muito longa no uso de energia renovável. Um olhar sobre a oferta de energia primária em 2002 mostra que 40,8% foram de energia renovável com energia hidrelétrica contribuindo com 13,6% e de biomassa com 27,2% (MME, 2003). Embora o potencial hidrelétrico ainda esteja longe de serem esgotados, os demais sítios a serem explorados são em sua maioria localizados na região amazônica, onde a construção de grandes usinas, certamente, enfrentar graves problemas económicos e ambientais. O maior programa de combustível renovável no mundo é o Pro-Álcool brasileiro que produz cerca de um terço