energia de biomassa
A energia é um bem básico para a integração do ser humano, pois proporciona o crescimento econômico e, conseqüentemente, a melhoria da qualidade de vida. Nesse contexto de crescimento econômico, a preocupação com o meio ambiente também é crescente, de maneira que haja a garantia da qualidade de vida da população através de propostas de tecnologias e alternativas para geração de energia elétrica de forma mais limpa e menos impactante para o meio ambiente. Através deste trabalho venho tentar explicar sobre a biomassa, relatando alguns pontos importantes e citar exemplos.
2 O QUE É BIOMASSA?
Energia que é gerada por meio da decomposição de materiais orgânicos, restos de alimentos, resíduos agrícolas que produzem o gás metano, é utilizado para a geração de energia. Para fazê-la são utilizados materiais como biomassa arborícola, sobra de serragem, vegetais e frutas, bagaço de cana e alguns tipos de esgotos. Ela é transformada em energia por meio dos processos de combustão, gaseificação, fermentação ou na produção de substâncias líquidas.
A energia de biomassa é renovável, e garante o fornecimento de energia e também auxilia na diminuição do CO2 na atmosfera. Além disso, há uma utilização do lixo na produção, diminuindo a quantidade de dejetos nos aterros. A bioenergia pode ser convertida em três produtos: eletricidade, calor e combustíveis.
2.1 TIPOS DE BIOMASSA
Biomassa pode ser definida em três categorias:
- Biomassa Sólida;
- Biocombustíveis Gasosos;
- Biocombustíveis Líquidos
2.2 Biomassa Sólida:
Tem como fonte de origem os produtos e resíduos da agricultura (incluindo substâncias vegetais e animais), os produtos e resíduos florestais e das indústrias conexas e a fração biodegradável dos resíduos industriais e urbanos.
2.3 Biocombustíveis Gasosos: Biogás
- Tem origem nos efluentes agro-pecuários, da agroindústriae urbanos (lodos das estações de tratamento dos