Breve apresentação psicologia
Segundo Bock, a ciência é composta de um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos de realidade (objeto-estudo) , expresso por meio de uma linguagem precisa e rigorosa. Conhecimentos: programados, sistemáticos e controlados para verificar sua validade. Assim, os diversos ramos da ciência são encontrados e então, poderão ser transmitidos, verificados e desenvolvidos. A Psicologia é um ramo das Ciências Humanas e a sua identidade, isto é, aquilo que a diferencia, pode ser obtida considerando-se que cada um dos ramos da psicologia enfoca de maneira particular o objeto homem, construindo conhecimentos distintos e específicos a respeito dele. Assim, com o estudo da subjetividade, a psicologia contribui para a compreensão da totalidade da vida humana.
Usamos o termo psicologia, no nosso cotidiano, com vários sentidos. Por exemplo, quando falamos do poder de persuasão do vendedor, dizemos que ele usa de “psicologia” para vender seu produto; e quando procuramos aquele amigo, que está sempre disposto a ouvir nossos problemas, dizemos que ele tem “psicologia” para entender as pessoas. Será essa a psicologia dos psicólogos? Certamente não. Essa psicologia, usada no cotidiano pelas pessoas em geral, é denominada de psicologia do senso comum.
A atuação profissional de um psicólogo exige um repertório adequado de habilidades de comunicação interpessoal que vai capacitá-lo para lidar com diversas situações nos vários ramos da psicologia. Pode-se citar aqui algumas das principais habilidades que um psicólogo deve ter: facilidade de se comunicar, equilíbrio emocional, interesse pela natureza humana, discrição, paciência e capacidade de observar.
As habilidades mostradas acima são de extrema importância para um bom desenvolvimento do trabalho do psicólogo dentro de sua área de atuação e na psicologia em geral.
A psicologia quanto suas áreas de atuação é muito dinâmica e diferente do que acontecia há alguns anos, o mercado de trabalho não