relatório analítica grupo 3
Para formação de um grupo reúnem-se metais com características físicas e químicas semelhantes. O grupo III, também chamado de grupo do sulfeto de amônio, compõe-se de íons de sete metais que são precipitados como hidróxidos ou sulfetos numa solução tamponada com NH4OH/NH4Cl, contendo (NH4)2S.
Os cátions do grupo III são: Fe3+ e Fe2+, Al3+, Cr3+, Ni2+, Co2+, Mn2+ e Zn2+. Cinco desses elementos são elementos de transição, entre eles, cromo, manganês, ferro, cobalto e níquel, e por esta razão pode-se esperar que suas propriedades sejam aquelas de elementos que tem uma camada interna de elétrons incompleta, isto é, valência variada, íons coloridos e forte tendência para formar íons complexos (BACCAN, N. 1990).
Os metais deste grupo não são precipitados pelos reagentes dos grupos I e I, mas todos são precipitados pelo gás sulfídrico, na presença de cloreto de amônio, a partir de soluções tornadas alcalinas pela amônia Estes são precipitados como sulfetos, a exceção do alumínio e cromo que sofrem hidrólise completa de seus sulfetos resultando na precipitação de seus respectivos hidróxidos. Na presença de amônia e cloreto de amônio, ferro, cromo e alumínio (frequentemente com um pouco de manganês) são precipitados como hidróxidos, enquanto os outros metais permanecem em solução, podendo ser precipitados como sulfetos pelo gás sulfídrico. Normalmente se divide os metais em dois grupos menores: Grupo III. A que inclui ferro, alumínio e cromo e grupo III. B dos metais níquel, cobalto, manganês e zinco. (VOGEL, A. 1981).
Para a separação dos cátions deste grupo são utilizadas reações que resultam em precipitação, mudança de coloração e liberação de gás. A formação de compostos com coloração específica também é outra forma de identificar se a reação ocorreu.
O ferro metálico é um metal branco prateado, tenaz e dúctil e bastante reativo. Funde a 1535°C. Os principais estados de oxidação do Fe são (+II) e (+III). O Fe2+ é a espécie mais estável e existe em