Centro oeste
A Gastronomia é uma culinária desenvolvida dentro dos princípios científicos ou técnicas alicerçadas em anos de descobertas e experiência que visam equilibrar sabores e ingredientes, com finalidades não só de cunho estético, mas harmonização dos diversos elementos que compõem as necessidades nutricionais do individuo. A gastronomia interage ainda com outras áreas do conhecimento. Medicina (dieta, restrições alimentar), Administração (gestão e controle), Marketing (capacitação de público) e Lazer (tours gastronômicos criação de confrarias e associações gastronômicas visitas a mercados e feiras). A gastronomia está inserida no turismo tornando-se peça de propaganda dos seus estados, como festas populares, roteiros gastronômicos, tornando-se atrativo divulgando as tradições das receitas de cada estado (Leite, 2004) Com o descobrimento do Brasil, o primeiro registro é marcado com os verdadeiros habitantes da terra, os índios, que deixaram uma herança significativa para a alimentação brasileira. A seguir, a colonização pelos portugueses, cuja principal atividade econômica era a produção e exportação de cana-de-açúcar. (LEAL, 1998).
Com a mistura de raças, nasce a comida brasileira ganhando identidade própria.
A culinária dessa região centro Oeste tem biodiversidade riquíssima e uma mistura das cozinhas indígena, portuguesa, paulista, mineira, nordestina e paraguaia. Os índios, habitantes originais da região, colaboraram com seus pratos à base de peixe e mandioca. Os descobridores portugueses com a doçaria. Os bandeirantes paulistas com as carnes secas e as farofas (de banana, de carne, de ovo). Os mineiros trouxeram pratos à base de porco, como o arroz com suã. Dos espanhóis veio o puchero, cozido com carnes variadas e grão de bico.
1. Localização
Localizada no extenso planalto Central ocupa 18,86% do território brasileiro, numa área de 1.612.077,2 km2 e é formada pelos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito