Centro Oeste
REGIONALISMO BRASILEIRO
CENTRO OESTE
Franciane Mariano
Gabriela de Souza
Hellen Oliveira
Leticia Maia
Leticia Rabesco
Vanessa Barros
JUNDIAI
2013
INTRODUÇÃO
A região Centro Oeste Brasileira é uma vasta região no centro do país, sendo ela pouco habitada em relação há sua grandiosidade territorial; É uma região que faz divisa com praticamente todas as demais do mais país, assim absorvendo costumes e culturas de todas as de mais, assim se tornando uma região de grande variedade e riqueza cultural.
CENTRO OESTE
A Região Centro-Oeste é dividida em 4 unidades Estados, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, onde fica Brasília, a capital do país. Com uma área de 1.606.371,505 km², a Região Centro-Oeste é um grande território, sendo a segunda maior região do Brasil em território, mas é a região menos populosa do país perdendo apenas para a Região Norte. Por abrigar uma quantidade menor de habitantes, apresenta algumas concentrações urbanas e grandes vazios populacionais. É a única região brasileira que faz fronteira com todas as demais.
Os indígenas foram os primeiros habitantes da Região Centro-Oeste. Depois chegaram os bandeirantes e eles descobriram muitas minas de ouro e fundaram suas as primeiras vilas: Vila Real do Bom Jesus de Cuiabá, atual Cuiabá capital do Estado de Mato Grosso, Vila Boa, atual estado de Goiás.
Os fazendeiros de Minas Gerais e de São Paulo, também povoaram a região de olho nas riquezas daquela área e organizaram grandes fazendas de criação de gado. Mas o povoamento aumentou muito com a construção de estradas de ferro e, mais tarde, com o aparecimento das rodovias e das hidrovias. Sendo ele também consequência dos fluxos migratórios, isso ocorreu primeiramente devido ao transporte de gado do Sul e Sudeste para as primeiras fazendas do Centro-Oeste, além da atuação dos bandeirantes paulistas. Mas o Centro-Oeste brasileiro tem absorvido fluxos migratórios de