ATPS MOVIMENTOS SOCIAIS POSTAGEM 1
POLO SOBRADINHO – DF
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
MOVIMENTOS SOCIAIS Ana Gabriela Pereira Teixeira - 353596
Alexandre Magno Aquino Duarte – 380179
Aparecida Maura dos Santos Andrade – 362706
Cleusa Maria Coelho de Souza - 377718
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS TUTOR Á DISTÂNCIA
Professora Ma. Edilene Xavier Rocha Garcia
Sobradinho-DF, 25 de maio de 2015.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho se propõe a construir uma análise tendo como atores os movimentos sociais e seus relacionamentos com a sociedade, instituições públicas e privadas, inclua-se as ONGs e organizações congêneres.
Os movimentos sociais, de longa data e luta ou mesmo os atualmente em formação e/ou ativos, contextualizam-se em junto às modificações e transformações levadas a cabo no viés político e socioeconômico, na avalanche de novos mercados e na expansão dos existentes, profunda e estruturalmente atingidos pela crise da economia mundial e do país, pela evolução dos modos de organização social, das relações de trabalho e da própria dinâmica social, globalizada e enferma. Os movimentos sociais são, indubitavelmente, protagonistas indispensáveis na construção de espaços para a construção do pensamento crítico, criando formas de sustentar essa postura crítica no que concerne ao âmbito relacional com as instituições públicas, roteirizando questões relevantes a serem debatidas em comparação às propostas ora em vigor ou a caminho disso, contribuindo, desta maneira com o processo de alicerçamento democrático. Democracia sugere princípios de governo leais à maioria comum, associados aos direitos individuais e minorias. Toda e qualquer instituição democrática se estabelece a partir da vontade da maioria, todo Estado democrático protege a todos, a maioria, o indivíduo e as minorias.
Numa instituição social a base se dá partindo de regras e procedimentos pré-estabelecidos, com sanção, aceitação e pleno reconhecimento da sociedade, além do óbvio e relevante valor social.