colonialidade
No âmbito da disciplina, Introdução a Ciências Sociais, foi solicitado um trabalho de grupo, cujo objectivo é estabelecer a relação entre a colonialidade e o aparecimento das ciências sociais. Para a melhor contextualização desse tema, tivemos que abordar alguns tópicos (subtema) que se encontram directamente ligado ao tema principal. O trabalho foi realizado de acordo com o livro “Colonialidade do Saber, Eurocentrismo e Ciências Sociais, perspectivas latino-americanos” organizada por Edgardo Lander, e algumas pesquisas extras. Ao longo do nosso trabalho vamos falar conceitos como: colonização, colonialidade, sistema mundo, violência epistémica, dupla consciência, entre outros, em esquecer dos sociólogos que falaram de tais conceitos.
Significado de Colonização:
Consiste na invasão e domínio de um país mais forte sobre um outro menos forte, um exemplo prático é o caso de Portugal que colonizou cabo verde durante muito tempo. No processo de colonização há grande influência e transferência de cultura da colónia para com os colonizados, pode ainda ser a exploração de um território por indivíduos ou povos a ele estranho.
Exemplo de casos de Colonização: País como da europa que, a partir do século xv se dedicaram a buscar outros territórios e praticar a colonização. De acordo com as nossas pesquisas sobre a colonização, obtemos varias informações importantes, entre as quais ficamos a saber que existem dois tipos de colonização:
Colonização por exploração, que é aquela em que consiste na exploração de matérias-primas (ouro, prata, petróleo, diamante, etc.) Como por exemplo;
Brasil, eles faziam isso para obter lucro para a metrópole.
Colonização do povoamento que consiste no desenvolvimento da região colonizada, ou seja, criação de lei e investimentos em infra-estruturas e lutam por minorias, como por exemplo: A colonização Inglesa nos estados unidas. A colonização é algo que já terminou há muito tempo e consiste na invasão