Colheita do cafe
CAMPUS BANDEIRANTES
SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Operações da Colheita do Café 4
2.2 EFICIÊNCIA na operação da colheita 5
2.3 Classificação dos Sistemas de Colheita 8
2.4 Máquinas Utilizadas na Colheita do Café 8
2.4.1 Derriçadoras Motorizadas 9
2.4.2 Operação de Derriça com Derriçadoras Portáteis 9
2.4.3 Recolhedoras 9
2.4.4 Recolhedora MAQ 6000 9
2.4.5 Recolhedora SELECTA 10
2.4.6 Abanadoras 10
2.4.7 Colhedoras Automotrizes 10
3 CONCLUSÃO 12
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho mostramos os métodos utilizados para a colheita de café. Todos pensam que existem apenas dois tipos que são Mecanizadas ou manual, embora não seja bem assim pois só de colheita mecanizada temos vários métodos diferentes que podem ser utilizados. Também mostramos o que precisa ser feito para se ter uma maior eficiência na colheita.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Operações da Colheita do Café
A colheita do café pode ser totalmente mecanizada de forma direta, realizada através de colhedoras automotrizes ou tracionadas por tratores, que promovem a derriça e o recolhimento dos frutos, os quais são em seguida ventilados e ensacados, ou ainda, depositados na própria máquina ou despejados por tubulação em carretas. Portanto, toma-se de especial importância o conhecimento das diversas operações que constituem a colheita, tais como: arruação, derriça, “varrição”, recolhimento, abanação e transporte.
Arruação: É a operação de limpeza da área ao redor e sob o cafeeiro. Esta limpeza consiste em remover a terra solta, plantas daninhas, folhas do cafeeiro e detritos, amontoando-se esse material nas entrelinhas; atualmente nas lavouras mais tecnificadas faz se o uso da trincha (tritura o material deixado pela arruação reduzindo-os a pó). Essa operação deve ser feita antes que os frutos comecem a cair no chão.
Derriça: Manual - É a operação de retirada do fruto da planta. A derriça pode ser feita