Cafeicultura 3
Cafeicultura é plantação e cultivo de café, que é uma bebida produzida a partir dos grãos torrados do fruto do cafeeiro. O cafeeiro (Coffea sp.) é um arbusto da família Rubiaceae e do gênero Coffea L., da qual se conhecem 103 espécies e se colhem sementes denominadas de café, para a preparação de uma bebida estimulante, conhecida também como café. O café é largamente cultivado em países tropicais, tanto para consumo próprio como para exportação para países de clima temperado. O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de café, seguido pelo Vietnam e a Colômbia.
Existem inúmeras espécies de café cultivadas no mundo, mas no Brasil tem–se conhecimento e exploração de apenas duas, o café Arábica, Coffea arabica, e o café Robusta também chamado de Conillon da espécie Coffea canephora. Cada espécie, por sua vez, tem um grande número de variedades e linhagens.
As mais conhecidas são: Mundo Novo, Icatu Vermelho e amarelo, Catuaí Vermelho e Amarelo, Bourbon, Tupi, Iapar.
Solo
O cafeeiro exige solos profundos com boa aeração e drenagem. Deve se dar preferência aos solos mais férteis. Entretanto, como a pobreza do solo pode ser corrigida por adubação, porém com melhor topografia, melhores propriedades físicas, maiores facilidades do transporte.
Escolha do local
Deve-se lembrar que o café é uma cultura perene e de alto custo de implantação, que ira ocupar o solo por muitos anos. Na escolha do local da futura lavoura, devem ser evitadas as seguintes situações:
1. terrenos voltados para faces sujeitas a ação dos ventos frios que são prejudiciais ao cafeeiro;
2. locais que tenha tido cafezais há menos de 5 anos, porque essa condição poderá favorecer o aparecimento de pragas e moléstias no novo cafezal principalmente os nematóides;
3. baixadas úmidas;
4. topografias muito íngremes, solos rasos, pedregosos ou muito erodidos.
PLANTIO
O plantio deve ser feito preferencialmente no período chuvoso (outubro a março), com solo úmido, utilizando-se mudas com 4