Introdu O
Trabalho de Primeiro Socorros
Nome: Isabela Costa 3ºAna
Sumário
1. Introdução
2. Sinais e Sintomas
3. Primeiro Socorros
4. Acidentes por Abelhas
5. Acidentes por Aranhas
6. Acidentes por Cobras
7. Acidentes por Escorpião
8. Acidentes por Taturanas
9. Acidentes por Sapos
10. Bibliografia
1. Introdução
Acidentes por animais peçonhentos são aqueles provocados por picadas ou mordeduras de animais de glândulas secretoras e aparelhos inoculadores de veneno. Eles são responsáveis por provocarem inúmeros acidentes domésticos, em variadas regiões brasileiros, com índices crescentes ano após ano. Cobras, aranhas, escorpiões, lacraias, taturanas, vespas, formigas, abelhas e marimbondos são exemplos dessa categoria.
Esses animais agem por instinto de defesa. Geralmente, a maior parte dos acidentes ocorre por descuido ou imprudência humana. Quando não são prestados os cuidados necessários em um acidente causado por animal peçonhento, a situação da vítima pode se agravar. Crianças, idosos ou pessoas com o organismo debilitado estão mais propensas a esses casos.
Portanto, além de saber informações sobre como evitar acidentes com animais peçonhentos e como realizar os primeiros socorros, é fundamental entender o procedimento na hora de levar a pessoa ferida ao hospital, para a aplicação do soro antiofídico.
2. Sinais e sintomas
Os sinais e sintomas variam para cada animal peçonhento, mas em geral é comum apresentar:
Pequena mordida na pele: pode parecer um ponto pequeno e descolorido
Dor e inchaço podem ser de desenvolvimento lento, na área da mordida
Pulso rápido e respiração difícil
Fraqueza
Dificuldade visual
Náusea e vômitos
Como evitar acidentes
Usar botas. Isto evita até 80% dos acidentes, pois as cobras picam do joelho para baixo. Mas antes de calçá-las verificar se dentro não há cobras, aranhas e outros animais peçonhentos.
Proteger as mãos. Não enfiar as mãos em tocas,