Cohen e Pimenta
Resumo:
Definição e conceitos da comunicação empresarial
Pimenta (2004, pg. 99) caracteriza a comunicação empresarial da seguinte forma:
É o somatório de todas as atividades de comunicação da empresa, de maneira multidisciplinar que envolve diversas técnicas (endomarketing, relações públicas, publicidade).
Cahem (2005, pg. 29), defende que a comunicação deve estar aliando com o mais alto escalão da organização e alinhados com o planejamento estratégico da organização. Outros especialistas afirmam que o poder da comunicação é a herança de um ambiente empresarial sem concorrência entre as empresas e sem variedade de opção para o consumidor.
A comunicação empresarial não é apenas um conjunto de métodos e técnicas de comunicação dentro da empresa direcionadas ao público interno ou externo e sim, um somatório de todas as atividades de comunicação da empresa.
Com novas posturas organizacionais em relação à comunicação, as empresas reconhecem que ações isoladas de comunicação precisam ser transformadas em um todo, com um comando apenas.
Dentro da comunicação empresarial é importante destacar o trabalho dos seguintes profissionais:
Marketing – tem uma importância substancial dentro da caracterização da atividade mercadológica das empresas. É o responsável pelas pesquisas de mercado e as relações de troca que acontecem dentro do mercado criando estratégias para assegurar os objetivos da empresa.
Jornalistas – ocupam-se da assessoria de imprensa, cuja função é informar o público interno e externo sobre fatos da empresa.
Publicitários – profissionais que trabalham para agências de propaganda. São fornecedores externos que se ocupam de produzir campanhas comerciais da empresa.
Relações Públicas – profissionais que se ocupam do relacionamento interno e externo da empresa de acordo com a estratégia e necessidade da mesma. Em uma organização é importante que o trabalhador conheça a empresa que trabalha, ele deve conhecer a visão, a