Sociologia
THE SOCIOLOGY OF DECISION: economical, political, juridical
Eduardo Saad Diniz
Resumo:
A partir da teoria dos sistemas de Niklas Luhmann, o propósito desse artigo é observar a sociologia da decisão e a diferenciação funcional dos sistemas econômico, político e jurídico.
Palavras-chave: Sociologia da decisão. Decisão econômica. Decisão política.
Decisão jurídica. Teoria dos sistemas.
Abstract:
Based on Niklas Luhmann´s theory of systems, the purpose of this paper is to observe the sociology of decision and the functional differentiation of the economical, political and juridical systems.
Keywords: Sociology of decision. Economical decision. Political decision.
Juridical decision. Theory of systems.
1.
O problema: a sociologia da decisão na teoria dos sistemas
A capacidade de abstração assimilada e desenvolvida pela comunicação
(comunicação como operação cognitiva auto-observadora) na teoria dos sistemas – somada à perspectiva da dimensão temporal e às estruturas de sentido engenhosamente construídas
– desvela o gênio criativo do modelo sociológico proposto por Niklas Luhmann e lhe dá as condições necessárias para a diferenciação funcional na sociedade altamente complexa.
Apreendê-la descritivamente é já tarefa bastante exigente. No entanto, as intenções assumem proporções ainda mais delicadas ao se convergirem na conceituação da decisão, o processo comunicativo constituinte do sentido de cada subsistema em sua individualidade e do sistema em sua globalidade.
Precisamente, a decisão conjuga capacidade de abstração, dimensão temporal e construção de sentido. A decisão sempre se refere a uma alternativa, à multiplicidade de possibilidades (complexidade). Ao colher da alternatividade de alternativas um terceiro
(Dritte), no bom estilo da Aufhebung hegeliana, constrói-se a diferença entre as variadas
Doutorando pela Faculdade de Direito da Universidade de São