cólica em equinos
Existe uma série de fatores predisponentes para o aparecimento da cólica, dentre eles estão a alimentação inadequada, alterações de manejo, baixa ingestão de H2O, água fria em corpo quente, idade, verminoses, episódios anteriores de cólica, anormalidades dentárias, quantidade de exercício/permanência em baia, tipo de cama, medicações frequentes, etc. É importante que a pessoa que lida com cavalos consiga reconhecer os sintomas da cólica, o que pode ser fator determinante a vida do animal. Na maioria dos casos, o animal pode apresentar desconforto, nervosismo, retenção urinária, tensão abdominal, inquietação, e tendem a ficar em decúbito dorsal. Para diagnostico veterinário deve-se verificar distensão abdominal, pulso, mucosas, nível de dor, temperatura, auscultação, palpação retal, parecentese e alguns exames clínicos.
O seguinte trabalho foi elaborado baseando-se principalmente nas cólicas causadas pela disfunção gastrointestinal, buscando enfatizar as causas do desconforto abdominal relacionadas a má alimentação, e debatendo sobre os alimentos que evitam a ocorrência de cólicas, além de conscientizar os criadores sobre a prevenção desta doença, prevenção essa que se dá através de dietas completas visando facilitar o fornecimento de energia, proteínas, fibras, vitaminas e minerais.
2. OBJETIVOS - GERAL: O nosso objetivo é conscientizar e ensinar aos proprietários de equinos que os utilizam para lazer, a alimentação adequada, quantidade e qualidade, o manejo correto, a prática