Codigo de obras
Vamos aqui, tentar deixar mais claro todo o processo dos Códigos de Obras. Ao final esperamos que fique mais claro o que é, e para que serve essa lei Municipal que controla o uso do solo urbano, o qual nos apresenta a primeira providencia a ser tomada quando iniciamos uma obra.
02 DESENVOLVIMENTO O primeiro passo, para falarmos desse assunto, é esclarecer para que serve códigos de obras Municipais.
2.1 CÓDIGOS DE OBRAS.
2.1.1 Conjunto de Leis.
Código de obras é o conjunto de leis Municipais que controla o uso do solo urbano, é um instrumento básico que permite à Administração Municipal exercer adequadamente o controle e a fiscalização do espaço construído e cada Município tem seu Código de Obras.
A providência inicial uma vez decidida a elaboração de um projeto de edificação é a consulta junto aos Órgãos Públicos, particularmente junto às Prefeituras Municipais, sobre as exigências a serem observadas para a aprovação de tal projeto. Tais exigências, de uma maneira geral, estão contidas no Código de Obras específico de cada Município.
Esses códigos têm por objetivos, entre outros, é de: coordenar o crescimento urbano, regular o uso do solo, controlar a densidade do ambiente edificado, proteger o meio ambiente, garantir espaços abertos destinados a preservar a ventilação natural adequadas a todos os edifícios, e eliminar barreiras arquitetônicas que impedem ou limitam a possibilidade de deslocamento de pessoas portadora de deficiência ou com dificuldade de locomoção.
Assim, os Códigos de Obras definem, entre outros, os seguintes itens, o tipo de ocupação permitido para determinado lote, se residencial, se comercial, se industrial ou de uso misto, a projeção máxima do Edifício sobre o terreno (taxa de ocupação), área máxima permitida para a