Teorias de roy
Irmã Callista Roy nasceu em 14 de outubro de 1939 em Lós Angeles, Califórnia em 1966. Ela era um membro das Irmãs de José de Carondelet. Então, em 1968, começou operationalzing seu Modelo de Adaptação quando Saint Mary's College adapation adaptou o quadro para a base filosófica do currículo de enfermagem.
Ela publicou vários livros, capítulos e periódicos, e dado palestras e oficinas que destacam a sua teoria de enfermagem. Ela recebeu o Nacional Fundador do Prêmio de Excelência na promoção Normas Profissionais de Enfermagem, em 1981, um doutoramento honorário da Humane Letters em 1984, e Doutorado honorário e do Leste Michigan University em 1986. Roy's modelo oferece uma classificação para estressores que podem afetar adaptação . Seu sistema concentra-se em comportamentos adaptativos e no conjunto de processos pelos quais uma pessoa se adapta aos ambientes estressores. É composto de suposições filosóficas, as classes de estímulos e mecanismos.
Irmã Callista Roy desenvolveu o Modelo de Adaptação, em 1976. Este modelo é composto dos quatro domínios conceitos de pessoa, saúde, meio ambiente, e de enfermagem e seis etapas envolve um processo de enfermagem. Andrews & Roy (1991) afirmam que a pessoa pode ser uma representação de um indivíduo ou um grupo de indivíduos. Roy's modelos vê a pessoa como "um ser biopsicossocial em constante interação com um ambiente em mudança" (Ramo, 1984).
A pessoa é um processo aberto, que utiliza sistema adaptativo enfrentamento habilidades para lidar com estressores. Roy vê o ambiente como "todas as condições, circunstâncias e influências que circundam e afetam o desenvolvimento e o comportamento da pessoa" (Andrews & Roy, 1991).Roy descreve como estímulos estressores e usa o termo «residual estímulos'
Foco: Homem em adaptação
Homem: Ser social, mental, espiritual e físico, afetado por estímulos do ambiente interno e externo
Saúde: Capacidade do indivíduo para adaptar-se a mudanças no ambiente
Ambiente: