Clima organizacional
Cada organização tem a sua cultura e para conhecer a organização primeiramente devemos conhecer a sua cultura, ou seja, conhecer como as pessoas se interagem, atitudes predominantes e hábitos.
A cultura organizacional corresponde a valores compartilhados pelos seus membros tais como crenças e hábitos desenvolvidos ao longo da existência da empresa criando a sua própria personalidade diferenciando de outras organizações sendo assim podendo se desenvolver uma empresa rígida ou flexível inovadora ou conservadora e de cultura fraca ou forte.
O clima organizacional é de certa forma o reflexo da cultura podendo existir aspectos positivos e negativos e é influenciado pelo comportamento de cada individuo de acordo ao seu desempenho, motivação e satisfação no trabalho.
Mudanças na cultura organizacional são mais profundas e levam tempo para acontecer, diferente do clima organizacional que é fácil de ser percebido e apresentado podendo ser administrado a curto e médio prazo.
Por que é importante entender a cultura organizacional? Aceitar melhor a sua existência, , entender como ela é criada, sustentada e aprendida, pode melhorar a sua capacidade de sobrevivência na empresa, além de ajudá-lo a explicar e prever o comportamento dos colegas no trabalho.
Se a empresa onde você trabalha possui valores essenciais bem definidos e amplamente compartilhados, maior o impacto positivo das lideranças sobre o comportamento dos funcionários e, portanto, menor a rotatividade. Isso é o que se pode chamar de cultura organizacional forte.
Por outro lado, quando os valores essenciais estão equivocados e se chocam com os valores adotados pela maioria, menor o grau de comprometimento com eles e maior a probabilidade de a empresa sumir do mapa em uma ou duas gerações. Isso é o que se pode chamar de cultura organizacional fraca.
Enquanto a cultura organizacional corresponde a um conjunto de valores, crenças, hábitos e tradições desenvolvidos pelos indivíduos