Clima Organizacional
RESUMO
Este trabalho apresenta um estudo sobre os efeitos que a liderança dotada de inteligência emocional pode proporcionar na formação de um clima organizacional, que influencia profundamente na satisfação das pessoas e conseqüentemente na produtividade da empresa. Nos últimos anos, o tema liderança tem sido alvo de muitas pesquisas e o seu exercício, acompanhado da inteligência emocional, resulta num líder eficaz e na produção de resultados positivos.
Neste contexto, conceitua-se organização e descreve-se a subjetividade humana como um fator complexo e potente, que permeia as relações na empresa e inspira o grupo como um todo. A metodologia utilizada consiste em pesquisas bibliográficas de forma categórico-dedutiva. O objetivo é identificar e compreender o impacto mensurável da liderança, executada com as habilidades da inteligência emocional, sobre o clima organizacional e seus resultados para a empresa. Este retrata o grau de satisfação material e emocional das pessoas e a qualidade do ambiente interno de uma organização. Discorre sobre os seis estilos de liderança: o coercivo, o confiável, o agregador, o democrático, o agressivo e o conselheiro. Estes consistentemente resultam positiva ou negativamente nas percepções que os colaboradores dispõem da ambiência de trabalho. São enfatizadas ainda, a relevância do uso de muitos estilos entre os citados e que as capacidades e os componentes da inteligência emocional são condição sine qua nom para dirigir a nós mesmos e nossos relacionamentos de maneira eficiente. Se comparado com a cultura organizacional, o clima é mais fácil de ser percebido e pode ser administrado a curto e a médio prazos.
Conclui que as empresas buscam líderes estratégicos, assertivos e colaboradores, que tomem decisões justas e tenham atitudes corretas. Finalizando são exemplificados os modos de ação dos líderes, os estilos definidos em uma