Clima Organizacional
O consultor norte-americano Warren G. Bennis define clima organizacional como:
“O Clima Organizacional é um conjunto de valores ou atitudes que afetam a maneira como as pessoas se relacionam umas com as outras e com a organização”.
Clima organizacional
Ele não é algo simples de ser analisado, porque na maioria das vezes ele se apresenta difuso, não se mostrando claro aos olhos dos que procuram avaliá-lo e entendê-lo.
Quanto a avaliação: É o indicador de satisfação dos membros de uma empresa, em relação a diferentes aspectos da cultura ou realidade aparente da organização, tais como: políticas de RH, modelo de gestão, processo de comunicação, valorização profissional e identificação com a empresa.
A apuração do nível de satisfação colaboradores, se faz necessária para:
dos
Indicar e apoiar as decisões dos gestores;
Mensurar como está a qualidade de vida no trabalho dos colaboradores. Assim, se a qualidade do trabalho for pobre, conduzirá à alienação do empregado e à insatisfação, à má vontade, ao declínio da produtividade, à comportamentos contraproducentes (como absenteísmo, rotatividade, roubo, sabotagem, militância sindical etc.)
Estabelecer referências confiáveis sobre um ambiente específico para implementar ações, onde cresça a motivação, gerando um espírito participativo, efetivo, levando a empresa a atingir excelentes níveis de produtividade e comprometimento.
Hierarquia das necessidades humanas
Segundo Maslow, o que propulsiona o homem são suas necessidades: tão logo uma necessidade é satisfeita, outra surge em seu lugar. Esse processo é interminável e contínuo, entende –se como do nascimento até a morte.
Essa hierarquia é diretamente relacionada a uma boa avaliação e situação do clima organizacional.
As necessidades humanas organizadas em níveis e numa hierarquia de importância:
Pesquisa de Clima Organizacional
A Pesquisa de Clima é uma forma de mapear o