Clima Organizacional
UM ESTUDO EM UMA EMPRESA DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA
Resumo
Este estudo analisou a percepção dos funcionários a respeito do clima organizacional de uma empresa de publicidade e propaganda.
O clima organizacional foi analisado através de respostadas dadas a um questionário de escala Likert sobre cinco fatores: “fisiológicos”, “segurança”, “sociais”, “estima”, “autorrealização”, ou seja, a teoria das necessidades de Maslow. Combinado as respostas dadas com conceitos de clima organizacional, analisamos a melhor forma para o bom desenvolvimento de um clima organizacional.
Palavras chaves: Clima organizacional, necessidades de Maslow, nível de satisfação.
1 INTRODUÇÃO Este artigo tem por objetivo analisar o clima organizacional com base nos resultados de uma pesquisa feita em uma empresa de publicidade e propaganda. O clima organizacional desta empresa será analisado com base na hierarquia das necessidades de Maslow, sendo elas: necessidades fisiológicas, de segurança, sociais, estima e autorrealização. E serão classificadas entre boa (satisfeitas), intermediárias (mais ou menos satisfeitas) e ruins (insatisfeitas). Tendo em mente que as pessoas passam parte de suas vidas dentro de um ambiente de trabalho, e que esse ambiente de trabalho depende das pessoas para o seu funcionamento e sucesso, é preciso analisar como os funcionários sentem-se e vêem esse ambiente de trabalho, para que assim o mesmo satisfaça os seus objetivos pessoais e organizacionais. O conhecimento da sincronia entre os objetivos individuais dos trabalhadores e dos objetivos organizacionais é muito importante por parte dos diretores, e uma forma de ter em mãos essa analise da sincronia é através da pesquisa de clima organizacional, que proporciona um parecer da organização segundo a visão dos funcionários em relação ao seu ambiente de trabalho