Clima Organizacional
O clima organizacional pode ser definido como os reflexos de um conjunto de valores, comportamentos e padrões formais e informais que existem em uma organização (cultura) e, representa a forma como cada colaborador percebe a empresa e sua cultura, e como ele reage a isso. Resumindo, clima organizacional é a percepção coletiva que as pessoas têm da empresa.
PORQUE ESTUDAR O CLIMA ORGANIZACIONAL?
As empresas devem ouvir seus funcionários através da área de RH porque faz parte de sua missão proporcionar-lhes um bom clima organizacional.
Através de uma pesquisa de clima organizacional busca-se obter repostas que auxiliem as empresas a identificar possíveis falhas ou oportunidades de melhoria.
Um bom clima organização revela a satisfação dos funcionários e isso os torna motivados e produtivos.
Logo, se “motivar” ou ao menos tornar satisfeitos os funcionários é parte da missão do RH, então ele tem o dever de diagnosticar, periodicamente, o clima organizacional.
A “leitura” do clima organizacional constitui uma oportunidade de realizar melhorias contínuas no ambiente de trabalho e nos resultados do negócio.
PORQUE ESTUDAR O CLIMA ORGANIZACIONAL?
DESEMPENHO = COMPETÊNCIA X MOTIVAÇÃO
O desempenho dos funcionários afeta o desempenho da organização, e o desempenho dos funcionários são afetados pela sua motivação.
O desempenho de cada colaborador é consequência de sua competência, ou seja, da sua capacitação para o trabalho que realiza.
CLIMA ORGANIZACIONAL e RH
Avaliar e Intervir
Avaliar o clima organizacional: informal e formalmente.
Integrar os funcionários
Orientar, assistir e aconselhar os funcionários
Aprimorar a realidade social dos funcionários
CLIMA ORGANIZACIONAL
Nos conceitos dos diferentes autores, sobre o clima organizacional, podemos encontrar pelo menos três palavras-chaves, que estão quase sempre presentes:
Satisfação (dos funcionários) - Direta ou indiretamente, os conceitos