Cleptomania
ROSANA CRISTINA PEREIRA RGM: 12086
CLEPTOMANIA
MOGI DAS CRUZES-SP
Maio/2015
ESCOLA TÉCNICA MOGIANA
ROSANA CRISTINA PEREIRA RGM: 12086
CLEPTOMANIA
Trabalho de pesquisa apresentado no Curso Técnico em Farmácia como exigência parcial para aprovação na disciplina de Psicologia.
MOGI DAS CRUZES-SP
Maio/2015
RESUMO
A cleptomania, um transtorno incapacitante pertencente ao grupo de transtornos de controle dos impulsos, caracteriza-se pelo furto repetitivo e incontrolável de itens que são de pequena utilidade para a pessoa acometida. Apesar de seu histórico relativamente longo, a cleptomania continua sendo pouco entendida pelo público geral, pelos clínicos e pelos que dela sofrem.
A cleptomania geralmente tem seu início no final da adolescência ou no início da vida adulta, e parece ser mais comum em mulheres. A comorbidade psiquiátrica ao longo da vida com outros transtornos de controle de impulsos (20-46%), de uso de substâncias (23-50%) e de humor (45-100%) é frequente. Indivíduos com cleptomania sofrem de prejuízo significativo em sua capacidade de funcionamento social e ocupacional. A cleptomania pode responder ao tratamento com terapia cognitivo-comportamental e com várias farmacoterapias (lítio, antiepilépticos e antagonistas de opioides).
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO............................................................................................................5
DESENVOLVIMENTO.................................................................................................6
Características da Cleptomania………………………………………………….6
Alterações hormonais e estudo de caso………………………………...6
Correlações da alteração hormonal com a Cleptomania……………..7 Vinheta de caso………………………………………………………………8
Histórico……………………………………………………………………….8
Características