Ricardo Pires Fernando Alves
Ricardo Manuel Monteiro Pires
Fernando Simeão Bernardes Carvalho Alves
SUMÁRIO
Este trabalho de síntese resulta da análise do tema Dimensionamento de estruturas de alvenaria segundo o “SEAOC” e o “EC6”. São abordados os métodos de dimensionamento de vigas, pilares e paredes para os já referidos regulamentos. Posteriormente, será abordado um exemplo de cálculo para as paredes de um edifício comercial de 2 pisos.
ABSTRACT
This synthesis work results of the analysis of the theme Design of masonry structures using the following regulations: "SEAOC" and "EC6". All the techniques of beam, pillar and wall design for the already referred regulations will be carefully approached. Later on, a calculation example will be approached for the wall design of a two-story commercial building.
INTRODUÇÃO
Apesar da alvenaria ser um dos mais antigos materiais de construção utilizados pelo homem, provavelmente será o menos compreendido, pelo menos no que diz respeito ao seu comportamento estrutural. Um dos principais objectivos deste trabalho, é por isso descrever e analisar o comportamento da alvenaria nos dias de hoje e proporcionar um método de dimensionamento lógico.
Alvenaria simples diz respeito a uma forma de construção onde a resistência depende somente das unidades de alvenaria que são ligadas por argamassa (bloco de betão ou tijolo normal). Estas por sua vez deverão funcionar como um conjunto, de maneira a resistir quer a esforços axiais de compressão, quer a esforçoes de corte.
Á medida que os métodos de construção foram evoluindo e começaram a aparecer edificios cada vez mais altos, começou-se a perceber que para esforços como o vento e sismos, alvenaria simples não era suficiente, e esta deu lugar à alvenaria armada.
Desta maneira, desenvolveu-se o estilo de construção tipo caixote com shear walls, onde os pisos actuam como diafragmas que transmitem essas acções horizontais às paredes