CLASSIFICAÇÃO DOS CONTRATOS
Módulo: Teoria geral dos contratos e gêneros textuais
Prof: Leandro Reinaldo da Cunha/ Patrícia Sosa Mello
ALUNO(A): JULIANE DA SILVA
MATRÍCULA: 235256
CLASSIFICAÇÃO DOS CONTRATOS
Universidade Metodista de São Paulo
2015
A CLASSIFICAÇÃO DOS CONTRATOS UNILATERAIS, BILATERAIS E PLURILATERAIS:
Os contratos unilaterais são aqueles que geram obrigação em só uma das partes, dessa forma ele não necessariamente precisa de um só agente, só uma das partes se obrigada, não havendo contraprestação, é como uma doação, onde somente aquele que doa se obriga, não existe nenhuma obrigação da parte do outro agente. Os bilaterais são aqueles que geram obrigações para ambas as partes, ou para todas as partes intervenientes. Essas obrigações são recíprocas e sinalagma. Cada uma das partes fica com a sua obrigação. Os contratos plurilaterais são aqueles em que várias partes podem participar do mesmo, sendo que todas buscam um fim em comum.
CONTRATOS GRATUITOS E ONEROSOS:
Os contratos gratuitos são aqueles que oneram somente uma das partes, toda parte contratual fica por conta de um dos contratantes. Já os contratos onerosos são aqueles que ambos contratantes têm deveres e obrigações, direitos e vantagens. Os contratos onerosos se subdividem em: comutativos e aleatórios Os contratos comutativos são aqueles que ambas as partes se oneram de forma equivalente, tendo elas o total conhecimento do que têm a dar e a receber. Já os contratos aleatórios por natureza neste, existe um risco para pelo menos uma das partes, as partes são incertas quando da elaboração da avença, porque sua quantidade ou extensão está na dependência de um fato futuro e imprevisível.
CONTRATOS DE EXECUÇÃO IMEDIATA, FUTURA E SUCESSIVA: Os contratos de execução imediata são aqueles que as partes adquirem os seus direitos e cumprem suas obrigações ao mesmo tempo, a execução é feita no