FAM LIA DO CARBONO
O décimo quarto grupo da Tabela Periódica os elementos possuem quatro elétrons na camada de valência. s²p² Como regra geral, o primeiro átomo do grupo é sempre menor e mais eletronegativo, e por isso apresenta maior energia de ionização e, sendo mais covalente e menos metálico. Os raios covalentes, portanto, aumentam de cima para baixo.
O carbono (C), que da nome a família, possui propriedades que o difere dos demais elementos do grupo. O principal fator diferenciador é a sua capacidade de se ligar a vários outros átomos de carbono, formando grandes cadeia. As ligações C-C são fortes, e as ligações Si-Si, Ge-Ge e Sn-Sn diminuem progressivamente de energia. Além disso, o carbono é o único capaz de formar ligações múltiplas (duplas e triplas ligações).
As energias de ionização decrescem do carbono para o silício (Si) e a seguir variam de forma irregular. A quantidade de energia necessária para ionizar um átomo desse grupo é muito alta e por isso, compostos iônicos simples são raros. Caráter metálico e não metálico: A transição de não metal para metal com o aumento do número atômico é bem ilustrada com os elementos desse grupo, onde o CARBONO é ametal ou não metal, são características de ametais: não ter brilho, não conduzir calor, nem eletricidade, têm geralmente baixo ponto de fusão (exceção do carbono, na qual tem o ponto de fusão 3500 ºC). O SILÍCIO e o GERMÂNIO tem caráter intermediário semi mental (condutividade elétrica intermediária) e o Estanho e o Chumbo são metais (Os metais são excelentes condutores de corrente elétrica e de calor).
*Silício (Si)
O silício é um semi metal quebradiço e de cor cinza. Sua obtenção no estado elementar pode ser feita de várias maneiras. Uma delas consiste em aquecer o magnésio em presença de sílica: 2 Mg+ Sio > 2 Mg + Si
OCORRÊNCIA NATURAL: Não ocorre livre na natureza, mas forma inúmeros minerais - os silicatos - que compõe cerca de 95% da crosta terrestre. Também se encontra sob a forma de