Classificação dos actos de comércio
INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO DE ANGOLA
CURSO DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: DIREITO COMERCIAL
CLASSIFICAÇÃO DOS ACTOS DE COMÉRCIO
DOCENTE: DRA. ALBERTINA DOS SANTOS VAN-TRIER
DISCENTE: ROBERTO BRÁS MANUEL DA SILVA
2º ANO, NOCTURNO
LUANDA, MAIO DE 2013
CLASSIFICAÇÃO DOS ACTOS DE COMÉRCIO
ÍNDICE
1. INTRODUÇÃO 4
2. CLASSIFICAÇÃO DOS ACTOS DE COMÉRCIO 4
3.1. Actos de comércio objectivos 4 3.2. Actos de comércio subjectivos 4 3.3. Actos de comércio absolutos ou por natureza 5 3.4. Actos de comércio por conexão ou acessórios 5 3.5. Actos substancialmente comerciais 5 3.6. Actos formalmente comerciais 5 3.7. Actos de comércio causal 5
3. PRESSUPOSTOS PARA A ACTIVIDADE COMERCIAL, EM ANGOLA 5
4. CONCLUSÃO 6
1. INTRODUÇÃO
Da leitura do artigo 2º do Código Comercial, que define os actos de comércio, pode-se entender a ideia de que os actos de comércio são especificamente aqueles que o Código enumera e outros que eventual legislação complementar contemplar.
O mesmo artigo 2º considera, ainda, como actos de comércio todos os contratos e obrigações dos comerciantes que não forem de natureza exclusivamente civil.
O Código comercial define, ainda, no seu artigo 13º quem pode ser considerado comerciante:
* As pessoas que, tendo capacidade para praticar actos de comércio, fazem destes profissão * As sociedades comerciais * E os sujeitos dotados de personalidade jurídica quando exercerem uma actividade mercantil
Realça-se o facto de algumas disposições do Código Comercial em matéria dos actos de comércio terem sido derrogadas pela Lei nº 6/03, de 3 de Março.
2. CLASSIFICAÇÃO DOS ACTOS DE COMÉRCIO
O exercício de classificação dos actos de comércio permite abordar as suas características, do ponto de vista académico, em linha com o preceituado na legislação angolana.