Mckeson
1216 palavras
5 páginas
No âmbito da disciplina de:Sistemas de Informação
Índice
Tecnologias de Informação 3 Sistemas de processamento de informação 4 Bibliografia 7
Tecnologias de Informação
Segundo o economista Paulo Nunes, “a expressão Tecnologias de Informação (TI) pode ser definida como o conjunto de produtos ou serviços, conjunto de recursos, hardware/software que permitem a recolha, armazenamento, transferência e utilização de dados.”
Hoje em dia, cada vez mais se acentua a competição que as empresas enfrentam nos seus mercados, seja pela força de grandes concorrentes ou pela entrada de novas empresas no mercado. Desta forma, é preciso que as organizações se destaquem de algum modo para poderem diferenciar-se e melhorarem os seus resultados. O avanço da tecnologia veio proporcionar uma impulsão dos resultados das organizações, obrigando à reestruturação dos seus modelos e consequente melhoria da produtividade. Uma das vantagens da TI é fornecer as ferramentas e o meio para que as informações sejam partilhadas e o processamento de informação seja mais rápido e mais eficiente. Isto melhora as condições de trabalho e o seu modus operandi, pois deixa de precisar de tantos recursos físicos, redução de custos, rapidez no processamente, mais satisfação do cliente, entre outros.
Os autores Davi Cunha e Rodrigo de Oliveira Neves definem sistemas de Informação como “Sistemas ou práticas utilizadas pelas empresas para melhorar o seu desempenho incluindo ter um custo operacional adequado, processos logísticos inteligentes e integração com fornecedores e clientes”. Os sistemas de informações têm um papel de grande importância nas organizações, muitas vezes estes suportam a estratégia da empresa acabando mesmo, por vezes por influenciar a estratégia corporativa da empresa.
Segundo Lehmkuhl (2008), “Uma Empresa inserida na sociedade da informação e do conhecimento deverá conseguir tirar vantagens do uso das tecnologias da informação pois disso resultará maior