Modelo de seleção por consequências de skinner
FILOGENÉTICO, responsável pelas características genéticas que o indivíduo vai possuir para obter uma vantagem evolutiva para o organismo e para a espécie.
ONTOGENÉTICO, se trata do reforçamento sobre o comportamento, uma vez que tal comportamento é reforçado positivamente terá uma tendência maior para acontecer novamente, caso contrário, se houver reforço negativo a tendência é diminuir.
SOCIOGENÉTICO, diz respeito aos ambientes sociais e culturais, onde o organismo está sujeito a aprender com a experiência do outro, ocorre em geral por algum tipo de comportamento verbal.
2) Segundo Skinner qual seria a limitação (ou falhas) de cada nível?
A falha do nível filogenético se dá ao perceber que o ambiente está sempre em mudança, de tal forma que a bagagem genética pode não acompanhar, assim o ambiente apresenta então suscetibilidades que são pouco úteis ou até ameaçadoras para esse ambiente transformado.
No nível ontogenético se dá porque sua ação se torna muito restrita, uma vez que para ser reforçado o comportamento precisa já ter ocorrido.
O nível sociogenético falha por apresentar que um organismo só vai ser influenciado por aquela determinada cultura ou sociedade onde se desenvolveu, podendo assim comprometer o futuro do mundo habitável.
3) Como vocês entendem a afirmação que de que o 2º nível de seleção por conseqüências possibilita a ampliação do processo de individualização;
É na ontogênese que se encontram as funções psicológicas superiores, que são formadas em estágios constituídos por complexos processos de integração e desintegração. Eles se distinguem por apresentar uma organização específica da atividade psicológica e por permitir o aparecimento de um dado comportamento. Para Skinner, nenhum comportamento seja ele de origem filo ou ontogenética, surge pela primeira vez em sua forma final e acabada.