Ciência Econômica Terceira Fase
O pensamento clássico se desenvolve na segunda metade do século XVIII e no século XIX compreendem o capitalismo como pertencente a uma dinâmica do processo produtivo, trazidas pela Revolução Industrial.
Os clássicos elaboram o conceito de racionalidade econômica, no qual o indivíduo deve satisfazer suas necessidades sem se preocupar com o bem-estar coletivo.
Essa busca egoísta e competitiva, no entanto, estaria na origem de todo o bem público porque qualquer intervenção nessas leis naturais do comportamento humano bloquearia o desenvolvimento das forças produtivas. Usando a metáfora econômica de Smith, os homens, conduzidos por uma "mão invisível", acabam promovendo um fim que não era intencional. Entre os diversos autores pertencentes à Escola Clássica.
2. EVOLUÇÃO DA CIÊNCIA ECONÔMICA
2.1 Economia
É uma ciência que estuda os processos de produção, distribuição, acumulação e consumo de bens materiais e serviços.
2.2 Importância da Ciência Econômica
Apesar da atividade econômica e os problemas dela decorrentes tenham sempre despertado a atenção dos povos, só a partir do século XVIII, quando as grandes descobertas técnicas e científicas alteraram profundamente o comportamento dos povos, a Economia apontou como Ciência.
Com as duas grandes guerras e com a depressão de 1929, as nações envolvidas procuraram estudar profundamente a organização dos seus sistemas produtivos, pois a guerra exigia a mobilização de ampla retaguarda industrial e as nações abaladas pela grande depressão precisavam retomar o equilíbrio. Estas perturbações da ação econômica desafiaram os estudiosos da economia a encontrarem o caminho da estabilização.
Uma terceira causa de alta significação que fez notar sobre tudo no após guerra, foi a preocupação básica do século XX em torno da ideia do desenvolvimento econômico, procurando amenizar as desigualdades entre os povos, porque mais de dois terços da população mundial