Transformações Econômicas
Exercícios sobre o capítulo:
AS TRANSFORMAÇÕES ECONÔMICAS
Nome: Renata Gall dos Santos
Escola: Rede Mv1 de Ensino
Ano: 3º
Professor: Eduardo
1- Defina a Revolução Industrial.
A Revolução Industrial teve início no século XVIII, na Inglaterra, com a mecanização dos sistemas de produção. Enquanto na Idade Média o artesanato era a forma de produzir mais utilizada, na Idade Moderna tudo mudou. A burguesia industrial, ávida por maiores lucros, menores custos e produção acelerada, buscou alternativas para melhorar a produção de mercadorias. Também podemos apontar o crescimento populacional, que trouxe maior demanda de produtos e mercadorias. A Revolução se iniciou na Inglaterra por motivos como: o país possuía uma rica burguesia, êxodo rural, acesso ao mar (o que facilitava a exploração dos mercados ultramarinhos) e o país possuía uma importante zona de comércio europeu.
A Revolução Industrial foi constituída por duas fases principais, apesar que alguns autores defendem a existência de outras fases. A primeira fase, ou Primeira Revolução Industrial, ocorreu na Inglaterra, no século XVIII, e se caracterizou pelo uso do carvão, do ferro, da máquina a vapor e da produção têxtil. Por sua vez, a segunda fase, ou Segunda Revolução Industrial, ocorreu no século XIX e representou grande salto na capacidade produtiva, graças ao uso do petróleo, da eletricidade e do aço. Houve um estreitamento entre a ciência e a tecnologia, aumentando muito a produção. Além disso, a construção de ferrovias facilitou o transporte de mercadorias e a instalação de novas indústrias.
A Revolução Industrial teve várias consequências na economia, sociedade e nas relações de trabalho. A utilização constante de máquinas e maior divisão do trabalho, com o consequente aumento da produção. A partir de então, houve também evolução dos meios de transporte e comunicação. O aumento do