Resumo "A Farsa da Inês Pereira"
Personagens
Inês Pereira – Jovem solteira que sofria pressão para se casar. É bonita e “pequena-burguesa”, deseja ter liberdade e se divertir.
Mãe de Inês – Mulher de boa condição econômica que sonha casar a filha com um homem de posse.
Pero Marques – primeiro pretendente de Inês, rejeitado por ela pela sua grosseria e simploriedade.
Latão e Vidal – judeus casamenteiros e divertidos.
Brás de Mata – escudeiro de índole má; primeiro marido de Inês; interesseiro e dissimulado. É a representação da esperteza das classes superiores.
Enredo
Inês é uma jovem bonita e solteira, que é obrigada a passar os dias a fazer tarefas domésticas, e vê no casamento, uma escapatória dessa vida. Ela sonha em se casar com um homem alegre, bem-humorado e cavalheiro.
O primeiro candidato é Pero Marques, camponês de posses, o que satisfaz a ideia de marido na visão de sua mãe, mas não na de Inês. Seus modos grosseiros e rudes fazem com que ele seja descartado pela moça. Então, são contratados dois judeus casamenteiros, Latão e Vidal, que lhe apresentam Brás de Mata, um escudeiro que mostra perfeitamente, todas as qualidades apreciadas e desejadas por Inês. Apesar da desconfiança da mãe, a jovem se casa com ele.
Pouco tempo depois de casados, Brás de Mata mostra-se um tirano, exigindo e proibindo-a de coisas absurdas, como de ir à janela, as quais ele chegou a fechar com madeira. Encarcerada dentro de casa, Inês encontra sua desgraça.
Algum tempo depois, seu marido torna-se um cavaleiro de guerra, onde morre em combate, covardemente. Viúva e mais experiente, casa-se com Pero Marques, seu primeiro pretendente e que lhe deu sua tão sonhada liberdade, pela qual ela o traiu, aproveitando-se da sua ingenuidade.
Inês até chega a pedir ao marido para levá-la num encontro, o qual, obedeceu-a, levando ela em suas costas. O que nos leva ao ditado “Prefiro que um burro que me carregue à um cavalo que me derrube”.
Imagens