tipos ditações
1 – Citações: Quando se quer transcrever o texto de um autor (citação direta) ou simplesmente expressar suas idéias com as nossas palavras (citação indireta).
a) Citação Direta Curta (com menos de 3 linhas): Cita‑se diretamente no corpo do texto, conteúdo citado entre aspas e referência parcial no fim da citação tal como segue:
Ex: O autor afirma que "a vida na Roma de Calígula era movida à luxúria e loucura" (DELLACHIESA, 1992: 13).
b) Citação direta longa (com 3 ou mais linhas): O texto deve ser digitado com recuo de margem 4CM à direita, sem aspas e em espaço duplo.
c) Citação de citação: É a citação de uma citação feita por outro autor.
Ex.: O Imperador Napoleão Bonaparte dizia que "as mulheres nada mais são do que máquinas de fazer filhos" (BONAPARTE apud LOI, 1988: 35).
Obs.: apud = citado por.
d) Citação indireta: É a citação que sofre uma interpretação por parte do autor.
Ex.: Somente em 15 de outubro de 1827, depois de longa luta, foi concedido às mulheres o direito à educação primária, mas mesmo assim, o ensino da aritmética nas escolas de meninas ficou restrito às quatro operações. Note-se que o ensino da geometria era limitado às escolas de meninos, caracterizando uma diferenciação curricular (COSENZA, 1993: 6).
2 - Localização das referências de uma citação
Referência parcial
a) No texto: A referência vem logo após o texto, conforme mostram os exemplos acima;
b) Em nota de rodapé: No rodapé da página onde aparece a citação. Neste caso coloca-se um número ou um asterisco sobrescrito que deverá ser repetido no rodapé da página. c) No final de cada parte ou capítulo: As referências aparecem em forma de notas de fim, no final do capítulo e devem ser numeradas em ordem crescente;
Obs.: Notas de rodapé, ou de fim, podem, conforme vimos acima, não apenas conter as referências parciais de uma citação, mas também fornecer explicações que são, em alguma medida, complementares ao texto e também recomendar