cirugia bariatrica
Não tem a intenção de substituir a consulta médica, mas de trazer uma série de informações que são fundamentais para que o problema da cirurgia para cura da obesidade grave seja entendido, não só por aqueles que são portadores, mas, também, por seus familiares e amigos.
A decisão de se submeter a uma operação para cura de obesidade grave é definitiva porque as operações não são realizadas para serem posteriormente desfeitas, embora, tecnicamente, isto até seja possível. Toda decisão definitiva que tomamos na vida deve ser baseada em convicções muito firmes e para tal necessitamos de informações consistentes. Precisamos conhecer profundamente o assunto sobre o qual vamos decidir.
As operações para cura de obesidade grave podem modificar inteiramente uma vida. Muitos pacientes dizem até que nasceram de novo na data da operação. No entanto, a cirurgia não é um milagre, mas, apenas, uma poderosa arma com que o paciente pode contar para atingir os seus objetivos. Em verdade, existe uma troca que pode ser muito vantajosa, mas, como qualquer troca que realizamos, não existe apenas o receber. O conhecimento detalhado dos riscos, e possíveis impedimentos, que ocorrem após a cirurgia é fundamental para que se possa decidir sobre os novos rumos a serem dados à vida.
O problema da obesidade
A obesidade é uma doença do metabolismo que tem origem genética, ou seja, existem pessoas que têm tendência para engordar. Se uma pessoa tem facilidade para engordar e tem no seu ambiente de vida o hábito de ingerir muitas calorias e uma vida sedentária, com pouco exercício, existe uma grande chance de ficar cada vez mais gorda chegando mesmo a um quadro de obesidade mórbida (IMC=> 40). É muito comum que dietas sejam feitas durante este período, às vezes até com resultado de emagrecimento significativo. A grande dificuldade, no entanto, é