Cirurgia bariátrica
INTRODUÇÃO A cirurgia bariátrica, também chamada de cirurgia da obesidade, voltada á redução do tamanho do estômago, consiste em um conjunto de técnicas cirúrgicas que visam a perca de peso do paciente e resolução de seus problemas médicos adicionais, causados pela obesidade mórbida. A cirurgia é realizada em pessoas com IMC acima de 35 kg/m², porém, é indicada principalmente para pessoas com IMC acima de 40 kg/m². A obesidade desencadeia uma série de desconfortos físicos, sociais, transtornos alimentares, e conseqüentemente o surgimento de problemas psicológicos como: a ansiedade, a depressão, e a distorção da imagem corporal, acarretando problemas na auto-estima e na auto-imagem. Na maioria das vezes as pessoas que buscam esse tipo de cirurgia, acham que irão solucionar todo o problema apenas com a mesma, mas o que não acaba acontecendo, pois o psicológico precisa ser acompanhado em primeiro lugar. E é por esse motivo que a consulta ao psicólogo deve iniciar no período pré – operatório e continuar após a cirurgia, para obtenção de melhores resultados.
CIRURGIA BARIÁTRICA
Cirurgia Bariátrica , também chamada de gastroplastia e cirugia de redução do estomago, é a plástica do estômago.
É uma cirurgia realizada em pessoas com o peso muito acima do ideal, os chamados obesos mórbidos.
As cirurgias antiobesidade podem ser didaticamente divididas em procedimentos que: 1) limitam a capacidade gástrica (as chamadas cirurgias restritivas); 2) interferem na digestão (os procedimentos mal-absortivos); e 3) uma combinação de ambos as técnicas. São consideradas uma opção efetiva para o controle da obesidade mórbida em longo prazo.
Indicações para a cirurgia bariátrica devem preencher alguns critérios, como IMC maior que 40 kg/m² ou IMC acima de 35 kg/m², associado com doenças com, no mínimo, cinco anos de evolução e que melhorem com a perda de peso, como diabetes melito e hipertensão arterial, doenças osteoarticulares (principalmente de