Ensaio Jominy
Consiste num prático e eficaz ensaio que é realizado com o intuito de se verificar a temperabilidade de aços. Este ensaio também pode ser denominado "ensaio de resfriamento da extremidade e foi desenvolvido por Jominy e Boegehold se caracterizando, devido à sua praticidade e eficácia na obtenção de resultados satisfatórios é atualmente o ensaio mais usado. Ao passar do tempo este ensaio foi passando por uma série de padronizações, isto pode ser afirmado devido á padronização pelas normas ASTM (American Society for Testing Materials) , SAE (Society of Automotive Engineers) , AISI (American Iron and Steel Institute) e no Brasil pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), através da NBR 6339 .
1.2 – Padronização
Conforme supracitado, o ensaio Jominy segue parâmetros pré estabelecidos pela norma NBR 6339 e uma série de fatores deve ser levada em consideração para se obter sucesso na análise da temperabilidade de um determinado material.
1.2.1– Corpo de prova
O corpo de prova deve ter forma cilíndrica, de 25 mm. de diâmetro por 100 mm de comprimento (aproximadamente 1" x 4" ) . Além disso deve ser dotado de um flange de suporte na extremidade superior de 32 mm. De diâmetro por 3 mm. de comprimento.
A peça deve ser extraída por usinagem de uma barra laminada ou forjada de 32 mm. de diâmetro afim de se eliminar uma eventual descarbonetação. Vale lembrar que os corpos-de-prova devem estar normalizados e autenitizados antes do ensaio, conforme temperaturas especificadas pela norma.
1.2.2 – Aparelhagem
Além do forno necessário para se aquecer o corpo de prova é necessária a utilização da seguinte aparelhagem :
suporte com dimensões normalizadas afim de suportar o corpo-de-prova.
Orifício de 12 mm. de diâmetro localizado na parte inferior do suporte, na posição vertical e bem centrada com o mesmo.
Registro de água com dispositivo para abertura bem rápida.
Recipiente construído com dimensões adequadas para poder