obesidade
A obesidade é determinada pelo Índice de Massa Corporal (IMC) que é calculado dividindo-se o peso (em kg) pelo quadrado da altura (em metros). O resultado revela se o peso está dentro da faixa ideal, abaixo ou acima do desejadorevelando sobrepeso ou obesidade.
Abaixo há uma tabela com os valores do IMC e seus significados:
IMC
Diagnóstico
18,5 a 24,9
Peso normal
25 a 29,9
Sobrepeso
30 a 39,9
Obesidade
≥ 40
Obesidade mórbida
Causas da obesidade
Vários fatores contribuem para a obesidade, além do desequilíbrio do balanço energético. Dentre eles, podemos citar os seguintes:
Sedentarismo (ou falta de atividades físicas).
Fatores ambientais (falta de espaço para lazer, falta de tempo para praticar atividades físicas para pessoas que trabalham muito, grande quantidade de “fastfoods” e lanchonetes de lanches rápidos, dificuldade de encontrar alimentos saudáveis em determinados locais).
Fatores genéticos e história familiar: As chances de um filho se tornar obeso são grandes quando os pais também são obesos.
Problemas de saúde: Algumas vezes, problemas hormonais podem causar sobre peso e obesidade, como o hipotireoidismo (redução ou falta do hormônio tireoidiano), síndrome de Cushing (excesso de produção do hormônio cortisol pela glândula adrenal) e síndrome dos ovários policísticos (além da obesidade, esta doença pode causar também excesso de pêlo, problemas de infertilidade, e outros problemas de saúde por conta da produção de excesso de hormônios androgênicos).
Medicamentos: alguns medicamentos podem levar a ganho de peso, como os corticosteróides, alguns tipos de antidepressivos e algumas medicações utilizadas para tratamento da epilepsia.
Fatores emocionais
Idade: ao envelhecer, a massa muscular corporal tende diminuir. Diminuindo, diminui também o gasto energético, favorecendo o ganho de peso.
Gravidez: durante a gravidez há uma maior tendência em ganho de peso em determinadas mulheres. Após o parto, às