Cinetica das reações
Cinética química é o ramo da química que estuda a rapidez das reações químicas, bem como os fatores que a influenciam.A rapidez ou velocidade de uma reação química indica a variação da quantidade de reagentes e produtos com o passar do tempo.
Consideremos uma reação química, já balanceada: aX + bY → cZ + dW, onde os reagentes X e Y vão sendo consumidos e os produtos Z e W formados.
Chamamos de velocidade média de consumo de X a razão:
Vmédia de consumo de X = Δ[X]/ Δt
Ou seja, a variação da concentração do reagente X com o tempo. O mesmo vale para o reagente Y.
Para os produtos Z e W, definimos:
Vmédia de consumo de Z = Δ[Z]/ Δt
O mesmo valendo para o produto W.
Considerando os coeficientes da reação balanceada definimos a velocidade média da reação como:
Vmédia de reação = - Δ[X]/a. Δt=- Δ[Y]/b. Δt=- Δ[Z]/c. Δt=- Δ[W]/d. Δt
i. - Fatores que influenciam a velocidade da reação:
• Concentração:
• Energia de ativação
•Temperatura: Com o aumento da temperatura, aumenta a energia cinética média das moléculas em um sistema e consequentemente o número de colisões efetivas entre elas. Alimentos na geladeira, como por exemplo leite, ovos, carnes e etc, demoram muito mais para estragar do que no ambiente. Isso porque as reações químicas feitas pelos microorganismos decompositores são retardadas pelas baixas temperaturas.
Há uma regra que foi formulada no século XIX pelo holandês Jacobus Henricus van't Hoff que diz que um aumento de 10 graus célsius na temperatura do sistema, o mesmo irá reagir duplicando a velocidade da reação. Hoje sabe-se que essa regra apresenta várias exceções, mas ela é muitas vezes útil para se fazerem previsões aproximadas do comportamento da velocidade de certas reações. Ela é conhecida como Regra de Van't Hoff.
• Pressão
• Superfície de contato
• Catálise
ii. – Equação de Aerrhenius:
Tomou-se pelos estudos de Arrhenius a equação: k = Ae-Ea/RT, onde A é o fator de frequência e Ea, R e T têm