CINÉTICA DAS REAÇÕES HOMOGÊNEAS
CINÉTICA DAS REAÇÕES HOMOGÊNEAS
Relatório sobre o método (denominado cinética química das reações) de estudo da velocidade das reações químicas de processos químicos e os fatores que as influenciam do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
INTRODUÇÃO Cinética das reações homogêneas é usada para determinar a lei de velocidade e a sua constante, quase sempre em diferentes temperaturas. Essa determinação só é possível a partir de experimentos, então vários métodos foram e vem sendo desenvolvidos. Temos o método do isolamento que consiste em adicionar a concentração de todos os reagentes em excesso, exceto a de um, de tal forma que essas espécies possam ser consideradas constantes. E temos o método da velocidade inicial que consiste em medir a velocidade no início da reação para concentrações diferentes dos reagentes. Através do método descrito nesse relatório será possível determinarmos a lei da velocidade para a reação de bissulfito com o iodato, a constante de velocidade e a energia de ativação. As etapas são: determinação da ordem de reação com relação ao iodato determinando o tempo necessário para que uma quantidade de íons seja consumida, determinação da constante de velocidade (K) em diferentes temperaturas (assim que encontrarmos a lei da velocidade) e determinação da energia de ativação com base na equação de Arrhenius.
OBJETIVOS GERAIS:
-Demonstrar como é realizado o processo de determinação da lei da velocidade para a reação bissulfito iodato, a constante de velocidade e a energia de ativação
- Descrever os materiais