Modelo de um mestre
Aluno(s):
XXXXX
POLO São Paulo
2013
Modelo de um mestre
O educador Rubem Alves ao escrever sua celebre frase: “Sem a Educação das sensibilidades todas as habilidades são tolas e sem sentido”, mostrou todo o seu conhecimento pedagógico em relação à aquisição do conhecimento, visto que a criança necessita de um facilitador para incentiva-la na busca do mesmo. Esse facilitador foi descrito por Alves em uma única frase, é aquele que une a educação da sensibilidade com a educação da habilidade, ou seja, o professor que une a emoção ao conhecimento é aquele mestre sábio, inteligente, intelectual e incansável pela busca do saber, mas ao mesmo tempo sensível, carismático, afetuoso e amigável para com os seus alunos, aquele que desce de um patamar e se coloca no mesmo nível do aluno como ser humano.
Sem sombra de duvida os professores inesquecíveis que tivemos foram os mais dedicados, que traziam diversos materiais, aguçando nossa criatividade. Foram os que chamaram a atenção de toda a sala em um questionamento, interagindo conosco fazendo com que nós alunos participando ativamente de todo o processo de aprendizagem pudéssemos adquirir um conhecimento mais profundo. Existem certas coisas aprendidas que nunca serão esquecidas, até mesmo com os educadores tradicionais de outras épocas que nos ensinaram de outra maneira, com outras regras, trazendo valores que foram esquecidos nos dias de hoje como a dignidade, a honestidade, e o respeito ao próximo.
Nós como estudantes de pedagogia e futuros pedagogos com aquisição do conhecimento teórico que tivemos nas últimas aulas podemos hoje compreender a importância de um modelo pedagógico embasado na pedagogia relacional (aquela focada na troca mutua entre professor – aluno) e não somente esta, mas também outras vertentes pedagógicas, que serão usadas em toda nossa caminhada como professores.