CONSIDERAÇÕES ACERCA DO TEMA EPISTEMOLOGIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO ESPORTE
CONSIDERAÇÕES INICIAIS
O conceito ou conceitos de epistemologia tem sido tema de muitos estudos, análises, discussões de diferentes áreas do conhecimento, e até mesmo dentro de uma área. Logo, identifica-se uma vasta produção do conhecimento acerca do referido tema, que a partir de diferentes perspectivas, também é conteúdo de análise e discussão dentro da Educação Física.
Alguns campos de saber, que podem ou não ser considerados como ciências, mas que de qualquer modo produzem e/ou utilizam conhecimentos científicos, empregam em suas pesquisas e estudos, teorias e métodos tanto das Ciências Naturais quanto das Ciências Humanas. Este é o caso da Educação Física, um campo interdisciplinar do conhecimento que se caracteriza pela pesquisa com fins de intervenção pedagógica. A Educação Física não possui uma matriz disciplinar ou abordagem metodológica própria que a assemelhe com as chamadas ciências básicas, mas ela articula as teorias e métodos de várias outras ciências que podem ser chamadas de “disciplinas mãe”. A Educação Física é “colonizada” epistemologicamente por outras disciplinas (BRACHT, 2003) Assim, esse trabalho trata da análise de estudos já produzidos sobre a temática Epistemologia e Educação Física, com o intuito de identificar quais as concepções de epistemologia construídas historicamente na Revista Brasileira de Ciência do Esporte (RBCE).
Para a concretização da investigação, lança-se mão da pesquisa bibliográfica. Neste tipo de pesquisa há a identificação e análise de teorias produzidas para explicitação, compreensão e avaliação do problema da investigação, bem como a análise de dados já identificados em outros estudos científicos. Para Oliveira (2007, p. 69), a pesquisa bibliográfica é um “estudo direto em fontes científicas, sem precisar recorrer diretamente aos fatos/fenômenos da realidade empírica”. Também esse tipo de