Estimar a demanda é a parte crucial da fase mais importante da programação e controle da produção, o programa mestre de produção
Adriana Karolina de Lira Lopes1 Ana Karine de Lira Lopes2 Profª MsC. Elenia Baker da Cunha3 RESUMO Atualmente as empresas buscam trabalhar com o menor estoque possível. O processo é puxado pelo cliente, e não mais empurrado como acontecia antes e que acarretava imensos estoques e pouca agilidade. Esse novo processo vem se aprimorando por meio da logística, onde o fluxo de informações parte do cliente e das previsões de demanda. Este trabalho visa apresentar os principais conceitos associados à previsão de demanda, assim, como, métodos utilizados na realização destas previsões: métodos qualitativos e causais e, métodos quantitativos e medida de controle de erro. Como a previsão de demanda pode influenciar na eficiência do processo produtivo, já que é tida como base para elaboração do planejamento, programação e controle da produção. Pois, é necessário ter um norte para que a administração da produção possa trabalhar e a previsão de demanda proporciona isto. Serão apresentadas também as técnicas do planejamento agregado, uma estratégia utilizada para conciliar a capacidade produtiva à demanda que uma vez desdobrado será possível desenvolver o programa mestre de produção, cujo, sua principal atividade é a chamada gestão de pedidos, que através de uma verificação automática da capacidade durante o processo de entrada de pedido e da disponibilidade de materiais, possibilita saber se a empresa é capaz ou não de cumprir o prazo estipulado pelo cliente visando garantir o atendimento do pedido desde o processo de vendas. Palavras-chave: Demanda. PCP. Planejamento agregado. MPS.
1 2
Aluna do 7º período do curso de Administração da Faculdade Decisão- FADE. Aluna do 7º período do curso de Administração da Faculdade Decisão- FADE. 3 Professora orientadora graduada, especialista, mestre e doutoranda em Administração. Endereço eletrônico: prof.