vitamina
BACHARELADO EM NUTRIÇÃO
VITAMINAS
Professora Orientadora: Larissa de Andrade Viana
Monitoras: Fernanda Felix da Silva Fabiana Gomes
RECIFE, 2010
INTRODUÇÃO
Em 1905, um pesquisador, Pekelharing, conclui que os animais necessitavam de algumas substâncias para crescerem e se manterem, ou seja, proteínas, carboidratos, gorduras, sais inorgânicos, água e uma pequena quantidade de leite adicionado na alimentação. Ele achava que o leite continha algumas substâncias desconhecidas, em pequena quantidade, mas necessárias ao organismo. Funk, outro pesquisador, isolou um concentrado de vitaminas, pois parecia ser este um fator essencial à vida e provavelmente seria uma amina. Embora esse concentrado e também outras substâncias presentes nos alimentos não fossem aminas, essa denominação “vitaminas” foi universalmente aceita.
VITAMINAS
As vitaminas são uma classe de compostos orgânicos complexos encontrados em pequenas quantidades na maioria dos alimentos. São essenciais para o bom funcionamento de muitos processos fisiológicos do corpo humano. Uma característica nutricional marcante das vitaminas vem do fato de elas não serem fontes de calorias e também de não contribuírem de modo apreciável para o aumento da massa corpórea. Suas principais propriedades envolvem dois mecanismos importantes: o de coenzima e o de antioxidantes e são classificadas pela sua solubilidade.
Tipos:
1. As chamadas vitaminas lipossolúveis são aquelas disponíveis em alimentos, especialmente lipídios, e necessitam da bile para sua absorção e tem transporte via circulação linfática juntamente com os lipides de cadeia longa, com os tracilgliceróis de cadeia longa, fonte de ácidos graxos essenciais, como o óleo de soja e o do óleo de peixe. São elas as vitaminas A, D, K,E.
Via metabólica das vitaminas lipossolúveis.
Ingestão
Absorção
Sistema linfático
Carreadores de proteínas (lipoproteínas)