Cinetica das reações enzimaticas
Nome: Bilyson dutra da silva
I. Introdução
Enzimas são proteínas que catalisam reações químicas com uma eficiência formidável. A enzima catalase, por exemplo, que catalisa a decomposição do peróxido de hidrogênio segundo a reação:
2H202(aq)→2H20(liq)+ 02(g)
São catalisadores tão eficientes que uma simples molécula da enzima pode decompor milhões de moléculas de peróxido de hidrogênio por minuto, correspondendo a um aumento da velocidade da reação de 107 a 108 vezes.
A região da molécula onde a enzima e o substrato interagem para formar um complexo é denominado de centro ativo. Uma das explicações para a eficiência da enzima é que o complexo enzima-substrato (ES) apresenta uma conformação bem próxima do estado de transição da reação, reduzindo desta forma a energia de ativação da reação. A reação total se processa de acordo com o esquema abaixo,
E + S → [ES] → E + P
onde (E) representa a enzima, (S) o substrato e (P) o produto.
Outra característica importante da enzima é a sua especificidade, cada enzima combina-se com o seu substrato bem específico ou com uns poucos bem semelhantes em estrutura, sugerindo que uma enzima e substrato encaixam-se juntos como uma chave e fechadura.
Cinética
Medindo a velocidade inicial ( VO ) de uma reação simples (S → P), quando esta é catalisada por uma dada concentração de enzima ( EO ) sob condições constantes de reação, verifica-se, que ( VO ) varia com a concentração de substrato [S]. Fazendo um gráfico de VO versus concentração de [S], obtém-se uma curva hiperbólica retangular, que demonstra que, em baixas conc. de [S] a velocidade inicial é diretamente proporcional à conc. [S], e que, em concentrações altas de [S], a velocidade inicial é máxima (Vmax) e seu valor independe da concentração [S] Desta forma a equação experimental que relaciona VO com [S] é normalmente escrita na forma:
Vo=Vmax[S][S]+Km
Esta equação é conhecida como equação de