cinética quimíca das reações quimica da atmosfera
Quanto ao número de espécies de moléculas reagentes que participam da reação 4
Quanto ao estado físico do sistema reagente 5
Velocidade de reação 6
Velocidade média (vm) 7
Velocidade instantânea (vi) 7
Velocidade de Reação e Concentração dos Reagentes 8
Tempo de meia-vida e Tempo de vida 10
Principais fatores da velocidade das possíveis reações físico- química de um sistema 10
Concentração 11
Temperatura 11
Objetivo Geral 14
Objetivos Específicos 15
Discussão 15
Considerações Finais 16
Referências Bibliográficas 17
Introdução
A Cinética Química estuda a velocidade das reações, bem como os fatores que a alteram. O seu estudo também permite a compreensão dos mecanismos por que passa a interação dos reagentes para chegar aos produtos. Prevê o tempo para a reação acontecer.
Para que haja a reação de um reagente A com outro B para formar AB é necessário que haja um contato físico ou choque entre os dois reagentes, o qual deve ser efetivo. O número de choques efetivos depende: do estado físico em que se encontram os reagentes (sólido, líquido e gasoso); do estado cinético (temperatura); da concentração (número de indivíduos A e B por unidade de volume); da afinidade existente entre eles; do tamanho físico de A e B; da presença de catalisadores; entre outros.
As reações químicas se realizam até alcançar o estado de equilíbrio. O estado de equilíbrio é um estado dinâmico, no qual os produtos formados tendem a reagir e reconstituir os reagentes que os originaram. É expresso pela constante de equilíbrio, que nos diz se a reação se dá no sentido de formar mais produtos ou permanecer na forma de reagentes (FAVERO e LENZI, 2009).
Cinética química e reações químicas
A cinética química é a parte da físico-química que estuda a velocidade das reações químicas. As reações químicas para efeito do estudo cinético podem ser agrupadas e denominadas de diferentes